FormaçãoRetroceder
Imagem de uma Sala de Formação
Mini LogoMini Logo
Mini LogoMini Logo

Telefonista RecepcionistaMassagista Auxiliar de FisioterapiaArtesanato

O Centro de Formação Profissional destina-se a proporcionar aos cidadãos deficientes visuais (cegos e amblíopes), provenientes dos mais diversos pontos do País e ocasionalmente do Ex-Ultramar, formação profissional nas áreas de: Telefonista/recepcionistas, Massagistas/Auxiliares de Fisioterapia, Cestaria e Madeiras. Cerca de 60 deficientes visuais frequentam diariamente os cursos. Os que são provenientes de fora da Grande Lisboa encontram-se alojados em pensões, lares ou casas particulares, porque a Instituição não possui lar residencial próprio.

Estes cursos podem durar um, dois ou três anos. Geralmente o último ano, quando se trata do curso de dois ou três anos, é passado num posto de trabalho em regime de estágio fora da Instituição com a esperança de ele se traduzir em emprego o que, felizmente, muitas vezes acontece.




Mini Logo

Estatística

Pelas nossas contas, cerca de 160 pessoas que passaram pela APEDV, ao longo dos seus 35 anos de existência, encontram-se a trabalhar, libertando-se dos subsídios do Estado.

Alguns destes trabalhadores conseguiram o emprego por iniciativa própria, outros beneficiaram de uma intervenção mais ou menos intensa da APEDV, na consecução do emprego.
Mini Logo

Ingresso

O ingresso é feito mediante uma entrevista selectiva seguida do processo de admissão.



Singularidades

De entre os cursos de formação profissional existentes no país a APEDV é a única que possui cursos para massagistas terapeutas deficientes visuais;

 



APEDV@2017