Imagemnoticias

 

Conferência “Participação Política e Cidadania das Pessoas com Deficiência”

26 de março| 9h30 às 16h00|Assembleia da República

Dia 26 de março, na Assembleia da República, em Lisboa, o Mecanismo Nacional de Monitorização da Implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Me-CDPD) organiza a sua II Conferência. O evento pretende estimular o debate em torno da participação ativa e plena das pessoas com deficiência na sociedade e nos processos de tomada de decisão política em matérias que se relacionam com as suas vidas e os seus direitos – condições fundamentais ao exercício da cidadania.

Visando estimular uma participação mais ativa dos cidadãos em relação à temática, o Me-CDPD convida todas as pessoas interessadas a apresentar, em 5 minutos, uma proposta de iniciativa, programa ou prática suscetível de promover a participação política e cidadania das pessoas com deficiência. As propostas podem referir-se a qualquer área da vida social (educação, trabalho, saúde, lazer, cultura, vida política), destinar-se a qualquer grupo etário ou envolver uma ou várias áreas da deficiência.

As propostas podem ser de autoria individual ou coletiva. Os interessados deverão enviar um resumo da apresentação (máximo 300 palavras), até ao dia 19 de março para o e-mail mecanismoindependente@gmail.com.

As propostas recebidas serão apreciadas pelos membros do Me-CDPD que, caso se revele necessário, procederão à seleção das propostas mais inovadoras para apresentação no dia da Conferência, a 26 de março na Assembleia da República (Sala do Senado), em Lisboa.

As inscrições para assistir à conferência decorrem até às 12h00 do dia 25 de março e devem ser efetuadas através do formulário online. Para marcação de almoço no refeitório da Assembleia da República pedimos que essa informação nos seja dada até 22 de março.

Programa da conferência:

9h30 Ÿ Receção dos participantes

10h00 Ÿ Sessão de Abertura

Jorge Lacão, Vice-Presidente da Assembleia da República

Maria Lúcia Amaral, Provedora de Justiça

Paula Campos Pinto, Presidente do Mecanismo Nacional de Monitorização da Implementação da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Me-CDPD)

10h30 Ÿ Apresentação do Relatório 2018 do Me-CDPD

 

11h00 às 11h30 Ÿ Pausa para Café

 

11h30 Ÿ Participação Política e Cidadania

Painel com representantes de todos os grupos parlamentares

 

Debate

 

13h30 às 15h00 Ÿ Pausa para Almoço

           

15h00 às 16h00 Ÿ “Eu tenho uma ideia”

Apresentação de propostas para promover a participação política e a cidadania das pessoas com deficiência

 

16h00 Ÿ Sessão de Encerramento

Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado da Inclusão de Pessoas com Deficiência

Paula Campos Pinto, Presidente do Me-CDPD

 

 

 

 









 


APEDV@2017